sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

RELÍQUIA MACABRA (1941)



RELÍQUIA MACABRA (1941)



“Relíquia Macabra” é primeira realização de John Huston, rodada em 1941, assinalando por isso a sua estreia como realizador, depois de um período de ambientação a Hollywood, como actor e, sobretudo, como argumentista. Um romance policial do sempre notável Dashiel Hammett, um dos mais negros escritores da literatura norte-americana, serve de base a esta obra-prima do cinema da década de 40, que muitos consideram a do apogeu do "filme negro" e do policial.
A adaptação do romance de Dashiel Hammett foi feita pelo próprio John Huston que havia ganho reputação neste campo nos anos anteriores, cingindo-se aqui muito fielmente ao espírito e à letra da obra literária, não deixando, porém, de introduzir um toque muito pessoal da sua filosofia da vida. Na verdade, esta denúncia da ambição desmedida e da cobiça acaba por se mostrar espúria, tal como mais tarde o verficara igualmente o protagonista de “O Tesouro de Sierra Madre”. Esta matéria “de que são feitos os sonhos” nem sempre compensa.
Sam Spade, interpretado por Humphrey Bogart, aqui no seu segundo grande papel, após “High Sierra”, e no primeiro em que não é um vilão assumido e se passa para o lado do combate ao crime, é um detective privado que, depois da morte de um sócio, Miles Archer, camarada de profissão, se vê envolvido na perseguição de uma estatueta, precisamente “The Maltese Falcon” que dá o nome à versão original. Uma estatueta que tem uma longa história para contar, pois, como se conta na legenda inicial, “Em 1539, os Templários de Malta pagaram tributo a Carlos V de Espanha eviando-lhe um falcão em ouro, com joias raras inscrustadas dos pés à cabeça. Mas os piratas avistaram a galera que transportava esta peça valiosa e o paradeiro do Falcão de Malta permaneceu um mistério até então”. A caça ao tesouro intensifica-se em São Francisco, quando uma bela mulher entra no escritório dos detectives “Spade and Archer” e os assassinatos começam a acontecer.
Mas, para lá do complexo e labiríntico entrecho, o que mais ressalta é o retrato admiravelmente justo da sociedade norte-americana da época,a agilidade e precisão do diálogo, e a perfeição do "casting", escolhendo actores que se identificam de tal forma com as personagens que hoje em dia se torna impensável vê-las sob outras aparências: Bogart, Mary Astor, Peter Lorre, Sydney Greenstreet, que o acaso reuniu nesta obra, e o calculismo dos produtores viria a juntar em muitas outras seguintes, constituem uma das mais brilhantes galerias de tipos que um só filme conseguiu reunir.
Curioso será relembrar que, inicialmente, quem estava para interpretar os papéis criados por Bogart e Astor eram George Raft e Ann Sheridan, vedetas nº. 1 da Warner Brothers.  Mas, o destino tece-as, e, por uma razão ou por outra, quem afinal surgiu foi quem nós hoje vemos neste filme mítico, uma obra de referência obrigatória, um marco na carreira cruzada de vários talentos.
A tudo isto, há que acrescentar, "last but not least", o talento narrativo, a subtileza de escrita e a ironia desencantada, um pouco cínica mesmo, de um John Huston em apuramento de estilo e de forma.  


RELÍQUIA MACABRA
Título original: The Maltese Falcon
Realização: John Huston (EUA, 1941); Argumento: John Huston, segundo romance de Dashiell Hammett; Produção: Henry Blanke, Hal B. Wallis; Música: Adolph Deutsch; Fotografia (p/b): Arthur Edeson; Montagem: Thomas Richards; Direcção artística: Robert M. Haas; Guarda-roupa: Orry-Kelly; Maquilhagem: Perc Westmore, Frank McCoy, Jean Udko; Direcção de produção: Al Alleborn; Assistentes de realização: Claude Archer, John Prettyman, Jack Sullivan; Departamento de arte: John Gilbert Kissel, William McConnell; Som: Oliver S. Garretson; Companhias de produção: Warner Bros.-First National Picture; Intérpretes: Humphrey Bogart (Samuel Spade), Mary Astor (Brigid O'Shaughnessy), Gladys George (Iva Archer), Peter Lorre (Joel Cairo), Barton MacLane (Detective Dundy), Lee Patrick (Effie Perine), Sydney Greenstreet (Kasper Gutman), Ward Bond (Detective Tom Polhaus), Jerome Cowan (Miles Archer), Elisha Cook Jr., James Burke, Murray Alper, John Hamilton, Charles Drake, Chester Gan, Creighton Hale, Robert Homans, William Hopper, Walter Huston, Hank Mann, Jack Mower, Emory Parnell, etc. Duração: 100 minutos; Distribuição em Portugal: Warner Bros. (DVD); Classificação etária: M/12 anos; Estreia em Portugal: 8 de Agosto de 1945.

Sem comentários:

Enviar um comentário